Rádio Centro Oeste

Neuza Back é homenageada pela Alesc por trajetória no futebol mundial

Primeira brasileira a atuar como árbitra-assistente em uma Copa do Mundo Masculina da FIFA, catarinense recebe Moção de Aplauso da Alesc

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
21/05/2025, 21:08
Atualizado há cerca de 13 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Deputado entregou a honraria para Neuza (Foto: Ascom)Deputado entregou a honraria para Neuza (Foto: Ascom)

A árbitra-assistente catarinense Neuza Inês Back foi homenageada nesta quarta-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Em sessão especial, ela recebeu uma Moção de Aplauso em reconhecimento à sua trajetória profissional e à contribuição para o esporte catarinense e nacional. A proposição foi feita pelo deputado estadual Mauro De Nadal (MDB).

Natural de Saudades, no Oeste do estado, Neuza se tornou a primeira mulher brasileira a integrar o quadro de árbitros da FIFA em uma Copa do Mundo Masculina, quebrando barreiras em um campo historicamente dominado por homens. A homenagem é parte do reconhecimento oficial que a Alesc concede a cidadãos e instituições que se destacam pelo impacto social e cultural em Santa Catarina.

“Essa moção de aplauso é uma maneira de reconhecer a história de perseverança dela, que quebrou barreiras e garantiu destaque em espaços antes reservados somente a homens. Neuza é um grande exemplo para os catarinenses, uma inspiração”, afirmou o deputado Mauro De Nadal durante a cerimônia.

Visivelmente emocionada, Neuza agradeceu pelo reconhecimento e relembrou sua jornada até o topo da arbitragem mundial.

“Consegui estar em todas as competições que um árbitro pode estar em sua carreira. É muito bom ser reconhecida na minha própria casa, em meu Estado. Com certeza, homenagens assim nos motivam a seguir em frente”, declarou.

Quem é Neuza Back

Formada em Educação Física, Neuza Inês Back iniciou sua carreira na arbitragem em 2005. Ao longo de duas décadas, construiu um currículo que inclui participação em competições de alto nível, como as Olimpíadas do Rio de Janeiro e de Tóquio, o Mundial de Clubes Masculino da FIFA, além da Copa América e da Libertadores Feminina.

Atualmente, Neuza integra os quadros da Federação Paulista de Futebol, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e da FIFA. Sua trajetória é um marco para o futebol brasileiro e um símbolo de representatividade feminina no esporte.

Relacionadas:

Ouça ao vivo