A Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) chega à sua etapa estadual em 2025 reunindo a força do esporte de base no estado. A competição neste ano será realizada em Brusque, entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro, com a participação de 129 municípios inscritos.
Antes da abertura oficial, algumas modalidades já terão disputas antecipadas. O atletismo será a primeira, com competições entre os dias 17 e 19 de outubro, em Timbó. Já taekwondo, jiu-jítsu e ginástica rítmica acontecem entre 24 e 26 de outubro, em Brusque, cidade-sede da 24ª edição da Olesc.
Entre as demais modalidades confirmadas estão: basquete, badminton, ciclismo, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei e xadrez.
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, destacou a importância da competição para o desenvolvimento do esporte catarinense.
"Abrimos nesta terça-feira (1º) a contagem regressiva para a etapa estadual da Olimpíada Estudantil Catarinense. A Olesc tem um impacto muito grande no esporte do estado por ser a porta de entrada para os eventos do calendário de alto rendimento. Sabemos o quanto é importante para os municípios poderem desenvolver o esporte e formar atletas. Agradeço aos 129 municípios inscritos e desejo um ótimo período de competições em Brusque", afirmou.
Com tradição no calendário esportivo, a Olesc é considerada uma das principais vitrines para jovens atletas que sonham em seguir carreira no esporte de alto rendimento em Santa Catarina.
Pinhalzinho na disputa
Em 2024 Pinhalzinho, Saudades e Maravilha sediaram a Etapa Estadual da Olesc. Neste ano a Capital da Amizade deverá estar representada com o Tênis de Mesa Masculino, Vôlei e Futsal, ambas com os times Masculino e Feminino, além do Vôlei de Praia Masculino.