Rádio Centro Oeste

Pinhalzinho, Maravilha e Saudades adiam sonho de sediar Joguinhos

Reformas em escolas impedem realização da Etapa Estadual da competição

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
28/07/2025, 17:50
Atualizado há 3 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Diigentes dos municípios já haviam sinalizado o interesse para a Fesporte em sediar a competição (Foto: Divulgação)Diigentes dos municípios já haviam sinalizado o interesse para a Fesporte em sediar a competição (Foto: Divulgação)

Pinhalzinho, Maravilha e Saudades oficializaram a desistência de sediar a Etapa Estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em 2026. A decisão foi tomada após diálogo com a Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte) e tem como principal justificativa a indisponibilidade de escolas para alojamento das delegações.

As reformas previstas nas escolas Marcolino Eckert, em Pinhalzinho, Juscelino Kubitschek, em Maravilha, e a possível reforma na Rodrigues Alves, em Saudades, inviabilizam a hospedagem dos atletas, técnicos e demais membros das equipes. Sem essas estruturas fundamentais, os municípios não teriam como comportar o número elevado de participantes da etapa estadual da competição.

A expectativa inicial das cidades era reeditar a parceria de sucesso que resultou na realização da Etapa Estadual da Olesc (Olimpíada Estudantil Catarinense) em 2024, também promovida pela Fesporte. No entanto, as circunstâncias atuais forçaram o adiamento dos planos.

A decisão foi tomada em conjunto entre os municípios e a Fesporte, de forma planejada e responsável, priorizando a segurança e o bem-estar dos envolvidos na competição. A possibilidade de sediar os Joguinhos Abertos em uma edição futura não está descartada e os municípios já sinalizaram interesse em retomar o projeto quando as condições estruturais forem favoráveis.

A Etapa Estadual dos Joguinhos Abertos reúne atletas com até 18 anos de diversas regiões do estado e exige ampla capacidade de organização, estrutura esportiva e principalmente alojamentos adequados para acomodar as delegações.

Relacionadas:

Ouça ao vivo