Rádio Centro Oeste

Saudadense recebe honraria da Alesc por sua trajetória na arbitragem

Neuza Back recebe Moção de Aplauso da Assembleia Legislativa por sua contribuição ao esporte catarinense e brasileiro

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
20/05/2025, 17:36
Atualizado há 1 dia
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Neuza integra o quadro da FIFA desde 2014 (Foto: Rodrigo Corsi/FPF)Neuza integra o quadro da FIFA desde 2014 (Foto: Rodrigo Corsi/FPF)

A árbitra-assistente Neuza Inês Back, natural do município de Saudades, no Oeste catarinense, será homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) nesta quarta-feira (21), às 15h30, em cerimônia na Sala de Imprensa do parlamento estadual.

Ela receberá uma Moção de Aplauso em reconhecimento à sua trajetória de excelência no futebol profissional, que a levou de campos amadores no interior de Santa Catarina à Copa do Mundo Masculina da FIFA, no Catar, em 2022.

A homenagem é uma proposição do deputado estadual Mauro De Nadal (MDB), que destacou a importância da carreira de Neuza para o estado.

“A competência e a dedicação dela a levaram longe, saindo de Saudades, um pequeno município no Oeste catarinense, para eventos em níveis globais. É um orgulho para o nosso estado”, afirmou o parlamentar.

A Moção de Aplauso é uma honraria concedida pela Alesc a pessoas ou instituições que, de forma profissional ou voluntária, contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico, social e cultural de Santa Catarina.

Trajetória de destaque

Educadora física de formação, Neuza iniciou sua carreira na arbitragem em 2005, ainda durante a faculdade, incentivada pelo irmão, André Luiz. Começou atuando em partidas amadoras organizadas pela Liga Maravilhense de Desportos, de Maravilha (SC), filiada à Federação Catarinense de Futebol. Já no ano seguinte, ingressou no quadro oficial da federação.

Em 2008, estreou no futebol profissional durante o Campeonato Catarinense. Desde então, sua carreira evoluiu rapidamente, passando por competições nacionais como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, e internacionais como os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e de Tóquio, a Copa América Feminina, a Libertadores Feminina, o Mundial de Clubes e o Mundial de Futebol Feminino.

O ponto alto da trajetória foi em 2022, quando se tornou a primeira brasileira a integrar o quadro de arbitragem da FIFA em uma Copa do Mundo Masculina, no Catar, um feito histórico para o futebol e para o estado de Santa Catarina.

Atualmente, Neuza Back faz parte dos quadros da  da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

(Foto: REUTERS / Ibraheem Al Omari)

Relacionadas:

Ouça ao vivo