
Reconhecido como vitrine de tecnologia e difusão de conhecimento para o agronegócio, o Itaipu Rural Show também abre espaço para a valorização da história e da memória regional. Em meio às inovações e lançamentos, o museu instalado na feira tem chamado a atenção do público e despertado sentimentos de nostalgia e curiosidade.
O espaço organizado pela Cooper Itaipu reúne objetos históricos que remetem ao passado e à trajetória das famílias da região. Para os adultos, a visita representa um reencontro com lembranças da infância e da vida no campo. Já para as crianças, a experiência se transforma em uma verdadeira aula prática sobre costumes e ferramentas utilizadas em outras épocas.
Além do acervo da cooperativa, o Museu Histórico de Pinhalzinho marca presença pelo segundo ano consecutivo no evento. No local, são expostas imagens antigas do município, registros das primeiras construções, fotografias de moradores que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e relatos que ajudam a contar a formação da comunidade.

Entre as histórias que mais despertam interesse estão a da Anta Gorda, animal capturado que posteriormente deu nome a uma comunidade do município, e o episódio da onça pintada capturada por José Theobaldo Utzig, fato que faz parte do imaginário e da memória local.
Com visitação totalmente gratuita, o museu dentro do Itaipu Rural Show reforça que, além de olhar para o futuro por meio da tecnologia, a feira também valoriza o passado, proporcionando momentos de emoção e conexão com as raízes de Pinhalzinho e região.










