SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
15
15ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Justiça

Demissão sem justa causa não precisa de justificativa, esclarece advogada

Processo se arrastava desde 1997 nas gavetas do STF

Henrique PauloPor Henrique Paulo
01/06/2023 18:30Atualizado há mais de 2 anos
WhatsappFacebook
Demissão sem justa causa não precisa de justificativa, esclarece advogada
Luize Giacomolli atua no Direito trabalhista (Foto: Henrique Paulo Koch)

Depois de mais de 25 anos, o Supremo Tribunal Federal concluiu a votação que autoriza demissões sem justa causa no Brasil. A maioria do plenário validou o decreto presidencial, assinado em 1997 por Fernando Henrique Cardoso, que retirou o país da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho. 

Com a decisão, continuam valendo as regras atuais. Desde que o empregador seja indenizado com uma multa de 40% do valor total do seu fundo de garantia. A advogada Luize Giacomolli, explica que a decisão do STF nada muda em relação aos direitos do empregado.

Demissão sem justa causa

Publicidade

A empresa pode dispensar o trabalhador sem oferecer uma justificativa formal a ele, sendo essa a maneira mais convencional de demissão. A instituição fica obrigada a recompensar o ex-funcionário com benefícios trabalhistas, como saldo de salário dos dias trabalhados, aviso prévio, multa do FGTS e seguro-desemprego.

Com justa causa

Ocorre em episódios extremos, quando entende-se que o colaborador cometeu um ato grave (atrasos, indisciplina, não usar uniforme, abandono do emprego, entre outros).