O município de Modelo inicia, nesta quinta-feira, dia 20 de agosto, as inscrições para o Programa Casa Catarina, iniciativa voltada à ampliação do acesso à moradia e que prevê a construção de 12 unidades habitacionais no município.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 20 de outubro, junto ao CRAS de Modelo. A equipe estará disponível para orientar os interessados, esclarecer dúvidas e auxiliar na conferência da documentação necessária. O edital completo, com os requisitos, critérios de seleção e documentos exigidos, também estará disponível no local.
Por meio do programa, o Município de Modelo é responsável pela disponibilização dos terrenos e pela infraestrutura necessária para a implantação das residências. A iniciativa busca contribuir para que famílias do município tenham acesso à casa própria, com mais segurança e qualidade de vida.
Das 12 moradias previstas, seis já estão em construção, com as obras atualmente entre aproximadamente 35% e 40% de execução. Conforme a prefeita Bárbara Baron, após a conclusão desta primeira etapa, serão iniciadas as obras das outras seis unidades, completando o conjunto habitacional previsto pelo programa.
A previsão é de que a divulgação das famílias selecionadas ocorra no dia 16 de novembro. Até essa data, os inscritos passarão pelo processo de análise e classificação, seguindo os critérios definidos no edital.
A prefeita Bárbara reforça a importância de que os interessados procurem o CRAS durante o período de inscrições para verificar se atendem aos requisitos e obter informações sobre a documentação necessária.
Quem pode se inscrever
Entre os requisitos mínimos estabelecidos para participar do processo estão:
Ter renda familiar bruta de até quatro salários mínimos;
Residir em Modelo há, no mínimo, cinco anos;
Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
Não possuir imóvel em seu nome;
Não possuir financiamento habitacional;
Ter 18 anos ou mais.
Além dessas condições, o edital estabelece outros critérios e documentos necessários para a efetivação da inscrição.
A Prefeitura reforça ainda que a seleção não será feita por ordem de inscrição. As famílias serão classificadas conforme os critérios previstos no edital, elaborado com a participação do Conselho Municipal de Habitação e da Comissão de Habitação.