Novaerechinense morre de possível engasgamento com carne; socorrista orienta
Morador tinha 51 anos de idade; fato aconteceu durante um almoço

Um caso trágico ocorrido no município de Nova Erechim reacendeu o alerta sobre a importância do conhecimento de técnicas de primeiros socorros. Um homem de 51 anos morreu após, possivelmente, ter se engasgado com um pedaço de carne durante o almoço.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima tentou buscar socorro indo ao banheiro, mas foi encontrada inconsciente momentos depois. De acordo com o cabo Gasparani, manobra mais eficaz nesses casos é a de Heimlich, indicada para vítimas conscientes e que não conseguem tossir ou falar.
Orientações sobre o procedimento
A técnica consiste em posicionar-se atrás da pessoa, envolver a cintura com os braços, fazer um punho com uma das mãos e colocá-lo logo acima do umbigo. A outra mão segura o punho, e devem ser aplicadas compressões rápidas e para cima, com a intenção de expulsar o objeto que bloqueia a respiração. Caso a pessoa perca a consciência, é fundamental colocá-la cuidadosamente no chão e iniciar manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), além de acionar imediatamente o serviço de emergência.
A prevenção também é parte essencial na redução de incidentes como esse, especialmente com crianças e idosos. Cortar alimentos em pedaços pequenos, incentivar a mastigação lenta e evitar falar ou rir enquanto se come são atitudes simples, mas que podem ajudar.