Sete décadas de ensino, memórias e legado. Em 2025, a Escola de Educação Básica Dr. Serafin Enoss Bertaso completa 70 anos de fundação e prepara uma grande celebração para marcar a data histórica. O evento será realizado no dia 13 de setembro, com início às 10h, contando com protocolo de boas-vindas, festividades e um almoço de confraternização ao meio-dia.
A história da instituição começou em 26 de setembro de 1955, quando foi instalada a Escola Reunida Papa Pio X na até então Vila São João, distrito de Guatambu, município de Chapecó. Criada pelo Decreto nº 797, de 03 de setembro de 1955, surgiu por iniciativa da comunidade local, que desejava oferecer educação às crianças de famílias de imigrantes vindos do Rio Grande do Sul. Em 1965, por influência política, a escola recebeu o nome de Grupo Escolar Dr. Serafin Enoss Bertaso, em homenagem ao empresário chapecoense.
Com a chegada das Irmãs Franciscanas Catequistas em 1966, a instituição ganhou novo impulso, consolidando sua vocação de formar cidadãos comprometidos com valores de solidariedade, respeito e cidadania. Em 1973, passou a se chamar Escola de Educação Básica Dr. Serafin Enoss Bertaso, e, em 1977, inaugurou o prédio que hoje abriga o colégio. Desde 1978, a escola é oficialmente administrada pelo Estado de Santa Catarina.
As memórias de quem viveu intensamente a escola ajudam a contar essa trajetória. A ex-professora Maria Amabile Bottin Both relembra sua caminhada.
“Eu fui aluna até a quarta série, estudei aqui. Depois segui para Chapecó, mas voltei em 1973 para trabalhar. Foram 30 anos de dedicação e já estou há 20 anos aposentada. É uma caminhada que muitas vezes a gente relembra com emoção, porque eu moro em frente e vejo tudo”.
Já a administradora escolar Irma Zélia Reginato Oliveira da Costa, que soma 45 anos de atuação, reforça a ligação com a instituição.
“Minha vida escolar começou nesta escola. Depois, com o passar dos anos, voltei como professora, fui diretora e hoje sou administradora. Não me vejo longe daqui. Sinto orgulho de ter passado como aluna e também como profissional”.
Mais que um aniversário, a celebração representa um marco para toda a comunidade de Itaberaba e região. A Escola Dr. Serafin Enoss Bertaso chega aos 70 anos como símbolo de tradição, identidade e transformação, reafirmando seu papel essencial na formação de gerações. A atual diretora, Mary Orso, convida a comunidade para a comemoração.
“No dia 13 de setembro vamos receber professores, funcionários, alunos e toda a comunidade. Serão 70 anos de amor, compromisso e educação. Convido a todos para participarem desse momento especial”.