Pinhalzinho iniciou, nesta quarta-feira (28), a execução de mais uma etapa do projeto de revitalização urbana e arborização. A ação prevê a implantação de 400 novas árvores ao longo da Avenida São Paulo. Nesta terceira etapa, estão sendo plantadas 80 mudas, marcando o início de uma transformação paisagística e ambiental de longo prazo.
O projeto foi desenvolvido por um grupo de trabalho voltado à temática da arborização, composto por arquitetos e urbanistas, biólogo, engenheiro florestal, entre outros profissionais. A proposta já apresenta resultados concretos, com o desenvolvimento das árvores plantadas na primeira e segunda etapas, realizadas ao longo da Avenida Brasília.
A iniciativa segue um perfil estratégico de arborização, inspirado em modelos adotados por cidades referência nacionais e internacionais em planejamento urbano sustentável. O objetivo central é promover a diversidade da flora, com o uso de espécies nativas, especialmente regionais, buscando não apenas o embelezamento dos espaços urbanos, mas também a melhoria do conforto térmico, da qualidade do ar e da convivência urbana.
O início do plantio contou com a presença da prefeita em exercício, Zenaide Borre Kunrath, e do diretor de Urbanismo, Ederson Weizenmann, que acompanharam a equipe durante o plantio das mudas.
“Pinhalzinho tem esse projeto é fundamental que a população também ajude a preservar, cuidar e proteger essas árvores, para que cresçam saudáveis e cumpram seu papel ao longo dos anos”, afirmou Ederson Weizenmann.
Para a prefeita em exercício, a iniciativa representa a concretização de um sonho antigo.
“Pinhalzinho precisa continuar avançando na arborização urbana, pensando no futuro, na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas. São árvores escolhidas estrategicamente, adequadas ao ambiente urbano, que vão proporcionar sombra, conforto térmico e valorização da paisagem”, destacou Zenaide Borre Kunrath.