Depois de sofrer acidente, aposentado faz brinquedos em madeira

Sebastião Proença também esculpi vários objetos diferentes

Henrique Paulo Koch
Por Henrique Paulo Koch
29/01/2024, 20:18
Atualizado há 28 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Sebastião Proença tem 66 anos (Foto: Henrique Paulo Koch)Sebastião Proença tem 66 anos (Foto: Henrique Paulo Koch)

Um marceneiro de Pinhalzinho chama a atenção de vizinhos e curiosos pela habilidade em desenvolver objetos e brinquedos de madeira manualmente. Isso tudo com poucas ferramentas. Para ele, o trabalho se transforma em terapia.

Réplicas de caminhões, tábuas para churrasco, cadeiras, casinhas para animais e floreiras são algumas das obras de Sebastião Proença.

"Você faz o desenho e vai esculpindo e detalhando", disse.

Brinquedo vendido para São Paulo (Foto: Henrique Paulo Koch)

A principal matéria prima são as tábuas e não importa o tamanho da decoração. A obra que ocupou mais o tempo foi uma carreta. "Cada detalhe demora para fazer, então levei semanas. Foram duas miniaturas que foram para outros estados do país", afirmou.

Proença conta que atuava como servidor de uma empresa de energia elétrica, e começou a focar nesses artigos depois que sofreu um gravíssimo acidente de trânsito em 1980. 

Para o aposentado fazer esses objetos é uma forma de terapia. Segundo ele, tudo isso é um passatempo. "Assim passo as horas. Tira o excesso de estresse também, para mim, isso é uma beleza", afirmou. Quem tiver interesse pode entrar em contato pelo:  49.9.9920-4641;

Relacionadas: