O prefeito de Pinhalzinho, Alessandro Beltrame, anunciou nesta quinta-feira (28), durante entrevista ao programa Radar da RCO, que a estrada da Linha Boa Vista será interditada nesta sexta-feira (29), às 16h, para a execução de obras de recuperação do pavimento. A medida será necessária para a aplicação de melhorias efetivas no trecho que precisou ser removido após apresentar problemas estruturais.
Segundo Beltrame, aproximadamente 250 metros da via foram retirados, desde a entrada do pesque-pague Parise em direção à comunidade Boa Vista. O problema foi identificado durante a obra, quando as máquinas constataram excesso de umidade no solo, o que comprometia a durabilidade do asfalto.
“Quando iniciamos os trabalhos, percebemos que a umidade era a principal causa das falhas no pavimento. Fizemos a remoção, tratamos o solo e agora vamos aplicar a imprimação. Esse processo precisa de pelo menos três dias para secar e selar adequadamente a umidade. Por isso, pedimos a compreensão da população, já que a estrada ficará fechada durante todo o fim de semana”, explicou o prefeito.
O chefe do Executivo destacou ainda que o Consórcio CIDIR estará mobilizado já na segunda-feira (1º) para refazer o pavimento no trecho, que receberá uma camada de seis a sete centímetros de asfalto, visando maior resistência.
“Será uma solução definitiva para este ponto e também um exemplo de que não será necessário refazer toda a rodovia, mas sim tratar os locais que apresentam falhas”, disse.
Beltrame lembrou que o excesso de tráfego, especialmente de caminhões durante o período em que a SC-160 estava em obras, acelerou o desgaste da estrada da Linha Boa Vista, que servia como rota alternativa. Agora, o município trabalha para corrigir os pontos mais críticos da rodovia.
Enquanto durar a interdição, os motoristas deverão utilizar a estrada da linha Tiradentes, acessando a via pelo bairro Bela Vista.