O Museu Histórico realizou, na noite de ontem, a abertura da exposição “Camisas, Campos e Campeões: Memórias do Futebol em Pinhalzinho”, em evento na Câmara de Vereadores do município. A mostra reúne um rico acervo com fotografias, documentos e objetos que ajudam a reconstruir a trajetória do futebol local ao longo das décadas, valorizando a memória esportiva e cultural da cidade.
Em clima de Copa do Mundo, a exposição resgata momentos marcantes do esporte local. Entre os destaques estão os tradicionais confrontos entre Cidade Alta e Cidade Baixa, o surgimento do E.C. Esperança e o histórico “Grenal Pinhalense”, entre Inter de Pinhalzinho e Grêmio Recreativo Pinhalense.
Segundo o historiador Bruno Aranha, mais do que relembrar jogos e campeonatos, a iniciativa reforça o futebol como um importante espaço de convivência, integração social e construção de memórias coletivas, atravessando gerações de torcedores e atletas.
Após a abertura oficial, o material segue disponível para visitação no hall de entrada do Mercado da Cooper Itaipu, onde o público poderá conferir de perto os materiais que contam a história do futebol no município.