Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Lambretta: scooter italiano que conquistou o mundo está em Pinhalzinho

Modelo de duas rodas é considerado raro e único 

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
06/12/2022, 21:34
Atualizado há cerca de 2 anos
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Lambretta desfila pela cidade de Pinhalzinho (Foto: Henrique Paulo Koch)Lambretta desfila pela cidade de Pinhalzinho (Foto: Henrique Paulo Koch)

Um morador de Pinhalzinho, apaixonado por carros antigos, decidiu adquirir uma motocicleta de origem italiana que não é tão comum assim, para os dias atuais. Uma Lambretta, ano 1963 já ganha as ruas do município.

O admirador conta que comprou o exemplar no litoral de Santa Catarina e desde então não se desfez da relíquia, pois também a utiliza para ir até o local de trabalho. Aliás o modelo, possui muita história.

A produção da Lambretta é inspirada num veículo militar modelo "Cushman", usado pelo exército americano durante a II Guerra, para o transporte individual. 

Origem

O criador se chama Ferdinando Innocenti, ele viu uma grande oportunidade de inventar algo de mecânica simples, pequeno e econômico. Para que isso se concretizasse, ele contatou Pier Luigi Torre e Cesare Pallavicino, ambos engenheiros aeronáuticos e os projetos saíram do papel.

A fabricação em série do scooter aconteceu em Milão, na Itália no bairro de Lambrate, nome este que ficou conhecida como uma marca.

Foto: Henrique Paulo Koch

Os componentes cromados e o design chamam atenção, com suas pequenas rodas. A Lambretta foi a primeira fábrica de veículos do Brasil, saindo na frente até mesmo da indústria automobilística.

Relacionadas:

Ouça ao vivo