Lambretta: scooter italiano que conquistou o mundo está em Pinhalzinho
Modelo de duas rodas é considerado raro e único
![Lambretta desfila pela cidade de Pinhalzinho (Foto: Henrique Paulo Koch)](https://d20illa76ai7va.cloudfront.net/02febd0062dee934fd1fc2cdae9182.jpeg)
Um morador de Pinhalzinho, apaixonado por carros antigos, decidiu adquirir uma motocicleta de origem italiana que não é tão comum assim, para os dias atuais. Uma Lambretta, ano 1963 já ganha as ruas do município.
O admirador conta que comprou o exemplar no litoral de Santa Catarina e desde então não se desfez da relíquia, pois também a utiliza para ir até o local de trabalho. Aliás o modelo, possui muita história.
A produção da Lambretta é inspirada num veículo militar modelo "Cushman", usado pelo exército americano durante a II Guerra, para o transporte individual.
Origem
O criador se chama Ferdinando Innocenti, ele viu uma grande oportunidade de inventar algo de mecânica simples, pequeno e econômico. Para que isso se concretizasse, ele contatou Pier Luigi Torre e Cesare Pallavicino, ambos engenheiros aeronáuticos e os projetos saíram do papel.
A fabricação em série do scooter aconteceu em Milão, na Itália no bairro de Lambrate, nome este que ficou conhecida como uma marca.
Foto: Henrique Paulo Koch
Os componentes cromados e o design chamam atenção, com suas pequenas rodas. A Lambretta foi a primeira fábrica de veículos do Brasil, saindo na frente até mesmo da indústria automobilística.