Parque de Exposição da Efacip tem forte ligação com a RCO

Prefeito e vice na época da construção eram sócios proprietários da emissora

Felipe Eduardo Zamboni
Por Felipe Eduardo Zamboni
13/11/2023, 18:23
Atualizado há 6 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Placa que marca a inauguração da obra está na escadaria de entrada do pavilhão (Foto: Gilmar Bortese)Placa que marca a inauguração da obra está na escadaria de entrada do pavilhão (Foto: Gilmar Bortese)

O Parque de Exposição Vereador Roque Oberherr, onde é realizada a Efacip, foi construído na década de 80 e entregue em 16 de outubro de 1986 pela administração de Darci Fiorini e Valério Braun. Os então prefeito e vice, além de estarem à frente do município, também eram sócios proprietários da Rádio Centro Oeste.

A emissora pinhalense, na época ainda no 1510 AM e agora no 100.9 FM, é o único meio de comunicação a cobrir todas as dez edições da Efacip. Betania Braun, filha de Valério e atual administradora da Rádio Centro Oeste, enaltece o sentimento que é ver a emissora marcada na história da feira e de Pinhalzinho.

"É um orgulho para a RCO fazer parte de todas as edições da Efacip. Mais orgulho ainda é ver nossos fundadores eternizados na placa de inauguração do parque. Eram tempos difíceis para Pinhalzinho e eles, junto com muitos outros, tiveram a coragem de fazer uma feira para apresentar a Capital da Amizade para Santa Catarina. Isso frutificou e Pinhalzinho quase 30 anos depois é uma referência nacional em empreendedorismo", disse Betania.

 

História da Efacip

A primeira Efacip foi em 1986 com Clenio Razera sendo o presidente da Comissão Central Organizadora. A segunda edição ocorreu três anos mais tarde, em 1989, quando Darci Fiorini foi o coordenador.

A feira ainda ocorreu nos anos de 1992, 1995, 1998, 2001, 2006, 2011, 2019 e em 2023, tendo respectivamente como presidentes Waldemar Schmitz, Miguel Simom, Mauro de Gasperim, Mário Afonso Woitexem, Sérgio Matte (também em 2019), Marcos Zordan Junior e Alessandro Beltrame.

Relacionadas: