Pinhalzinho avança em projeto de nova estação de tratamento de água
Projeto prevê expansão do abastecimento para os próximos 20 anos


O prefeito de Pinhalzinho, Alessandro Beltrame (PP), acompanhado do secretário de Administração, João Paulo Gubert, cumpriu uma importante agenda na última segunda-feira (11) em Florianópolis, na sede da Casan. A visita marcou avanços significativos nos projetos de saneamento básico que beneficiarão o município e a região.
Durante o encontro com o diretor operacional da Casan, Beltrame destacou as boas notícias relacionadas à nova estação de tratamento de água.
“Já temos o projeto pronto e orçamento definido para a nova estação, que será capaz de tratar 150 litros por segundo, mais do que o dobro da capacidade atual de 65 litros por segundo”, afirmou o prefeito.
A estação atenderá Pinhalzinho, com projeção de expansão para os próximos 20 anos, além de também beneficiar os municípios vizinhos de Nova Erechim e Águas Frias.
O investimento estimado para a nova estação gira em torno de R$26 milhões, valor que poderá ser maior devido à necessidade de modernização do sistema de bombeamento no rio Burro Branco, ponto estratégico para o fornecimento regional.
O prefeito ressaltou ainda que, após o licenciamento ambiental, que está em processo junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), a expectativa é de que a licitação para a obra aconteça ainda neste ano, com início dos trabalhos previsto para o começo de 2026. A obra deve durar cerca de 12 meses.
Além disso, já está pronto o projeto para o sistema de esgotamento sanitário, um pedido antigo da população, que também está em fase de encaminhamento para licitação. Segundo Beltrame, em breve será possível apresentar à comunidade os detalhes de como funcionará o sistema.
Confira a entrevista completa com o prefeito que também aborda outros temas importantes para Pinhalzinho