Pinhalzinho retoma o topo do ranking nacional de dispensa de alvarás e licenças em 2025
Município volta a liderar no indicador da desburocratização, repetindo a posição de destaque conquistada também em 2023 e 2021

Pinhalzinho assumiu novamente o primeiro lugar no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças no segundo trimestre de 2025, com 1.129 atividades econômicas dispensadas, consolidando sua liderança nacional.
Essa não é a primeira vez que o município alcança a posição de destaque: em 2023, Pinhalzinho também liderou com o mesmo número de atividades dispensadas, figurando à frente de Paranavaí (PR) e Serrinha (BA) no ranking nacional.
E no final de 2021, o município chegou ao topo com 1.095 atividades dispensadas, ocupando o primeiro lugar por três meses consecutivos, de setembro a novembro daquele ano.
O histórico consistente de liderança reflete as políticas de desburocratização adotadas localmente, destacando-se especialmente o Decreto nº 326/2020, que regulamentou a dispensa de alvarás para atividades de baixo risco, seguindo os princípios da Lei da Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019).
A tecnologia foi peça-chave nessa transformação. Desde 2017, Pinhalzinho utiliza o sistema Atende.Net, um sistema digital e nativo web que permite a integração dos processos municipais. Isso resultou na eliminação do uso de papel, trâmites mais rápidos e maior eficiência na gestão pública.
Além da liderança nos rankings de alvarás, Pinhalzinho também ganhou reconhecimento no programa Cidade Empreendedora do Sebrae/SC, ficando em 1º lugar em Santa Catarina em 2021, destacando-se pela agilidade na abertura de empresas e pela implantação da Sala do Empreendedor.
Em 2025, o município continua figurando entre os mais empreendedores de SC, ocupa a 17ª posição no ranking estadual, sendo o segundo na região Oeste, com 16,6 % da população formalizada como empreendedor, ou seja, um CNPJ ativo para cada seis habitantes.