Rádio Centro Oeste

Processos de engenharia em Pinhalzinho serão totalmente digitais a partir de setembro

Mudança entra em vigor no dia 16 e promete agilizar aprovações, reduzir uso de papel e centralizar documentos em formato eletrônico

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
08/08/2025, 12:34
Atualizado há cerca de 21 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
O prefeito fez o anuncio em entrevista no programa Radar (Foto: Felipe Eduardo Zamboni)O prefeito fez o anuncio em entrevista no programa Radar (Foto: Felipe Eduardo Zamboni)

O prefeito de Pinhalzinho, Alessandro Beltrame (PP), começou a sexta-feira (08) anunciando em entrevista no programa Radar da RCO que todos os processos de engenharia do município passarão a ser totalmente digitais a partir de 16 de setembro. A medida inclui protocolos de projeto, emissão de alvarás e consultas prévias, eliminando a necessidade de assinaturas físicas e impressão de pranchas em papel.

Segundo Beltrame, a iniciativa faz parte do compromisso de governo firmado no ano passado durante o pleito eleitoral e busca, além da modernização administrativa, reforçar a responsabilidade socioambiental com a redução do uso de papel.

“Era um dos únicos processos que ainda estava no papel. Com o formato digital, ganhamos tempo, eliminamos o vai e vem de documentos e liberamos espaço físico hoje ocupado por arquivos volumosos”, explicou.

O novo sistema permitirá que engenheiros enviem e assinem digitalmente todos os documentos, com entrada única e acompanhamento online das exigências. Uma equipe será formada para trabalhar exclusivamente nas aprovações digitais, agilizando o trâmite e reduzindo a fila de processos.

Beltrame também revelou que a área de engenharia será incorporada a uma nova secretaria, criada para concentrar e organizar as demandas do setor, hoje distribuídas em diferentes pastas. Além disso, está em andamento um processo licitatório para contratação de empresas especializadas para a realização de projetos para o município, com o objetivo de atender à demanda reprimida.

“É um passo muito importante para Pinhalzinho. Estamos falando de agilidade, eficiência e cuidado com o meio ambiente, ao mesmo tempo em que melhoramos o atendimento para quem precisa aprovar um projeto ou iniciar uma obra”, concluiu o prefeito.

Relacionadas:

Ouça ao vivo