Rádio Centro Oeste

"Riso é remédio": Rafão alegra ao gravar áudios engraçados

Aos 32 anos, o pinhalense tornou-se figura conhecida na comunidade

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
05/08/2025, 20:37
Atualizado há cerca de 14 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Rafael busca levar a vida mais leve no cotidiano (Foto: Henrique Paulo Koch)Rafael busca levar a vida mais leve no cotidiano (Foto: Henrique Paulo Koch)

Aos 32 anos, Rafael Cruz, mais conhecido como Rafão, é a prova viva de que o bom humor pode ser um poderoso aliado na superação de obstáculos. Morador do bairro Bela Vista, em Pinhalzinho (SC), ele convive com o diagnóstico de F70 — transtorno mental leve — e encontrou na comédia uma forma criativa e leve de se conectar com a comunidade.

Seu carisma o transformaram em uma figura querida por todos ao redor. Rafão ganhou destaque local ao compartilhar áudios com piadas bem-humoradas sobre o cotidiano. As gravações, que circulam entre vizinhos e grupos de WhatsApp, arrancam risadas e trazem identificação imediata.

Além de produzir seus conteúdos, Rafael também frequenta o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), onde recebe acompanhamento e participa de atividades que fortalecem sua autonomia e bem-estar.

Mais do que fazer graça, Rafão usa o humor como ponte para o afeto e a empatia. Com contato direto na comunidade, ele percebeu que uma grande demanda veio de pessoas preocupadas com dívidas das outras. Por isso ele criou algumas mensagens destacando que antes de "ir para a praia é bom pagar as contas".

Relacionadas:

Ouça ao vivo