O grupo Veteran Car de Pinhalzinho recebeu, na noite da última segunda-feira (1º), uma homenagem na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A iniciativa foi proposta pelo deputado Carlos Humberto (PL) e contemplou cerca de 40 grupos do antigomobilismo de diferentes regiões do Estado.
O prefeito de Pinhalzinho, Alessandro Beltrame, prestigiou o evento, assim como integrantes do Veteran Car, liderados pelo presidente Ricardo Denig. Durante a solenidade, Denig ressaltou a importância do reconhecimento coletivo.
“É muito gratificante para nós do Veteran Car receber essa homenagem. Ela não é minha, é do grupo, desde os fundadores até os familiares que hoje participam. Conseguimos realizar um grande evento neste ano graças ao empenho de todos. Esse reconhecimento nos motiva a seguir trabalhando e já estamos preparando o próximo encontro para 2026, que com certeza vai surpreender muita gente”, afirmou.
O deputado Carlos Humberto, autor da Lei do Antigomobilismo no estado, reforçou seu vínculo pessoal com o movimento e a relevância do setor.
“Sou antigomobilista antes mesmo de ingressar na política. Essa paixão motivou a criação de uma política pública para o antigomobilismo, que se tornou lei em Santa Catarina. Essa atividade, conduzida pela iniciativa privada, preserva um patrimônio cultural riquíssimo e precisa ser integrada ao calendário turístico-cultural do Estado. Hoje, celebramos todos os grupos que mantêm viva essa tradição”, destacou.
A homenagem simbolizou o reconhecimento ao trabalho de preservação histórica e cultural promovido pelos clubes e colecionadores de automóveis antigos, que movimentam milhares de pessoas e se consolidam como importantes vetores de turismo e cultura em Santa Catarina.
Agora os grupos homenageados, incluindo o Veteran Car de Pinhalzinho, devem integrar a Rota oficial do Antigomobilismo em Santa Catarina, fomentando ainda mais os trabalhos dos apaixonados por carros antigos.