Parlamento catarinense inicia 2025 com novos deputados
Deputado Júlio Garcia (PSD) já foi definido como o próximo presidente da Alesc
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina passa a contar com dois novos parlamentares a partir deste ano. Maurício Peixer e Alex Brasil, ambos do PL, assumem as vagas de Soratto e Massocco, também do PL, que deixaram o Parlamento estadual para tomar posse como prefeitos de Tubarão e Concórdia, respectivamente.
Peixer e Brasil se juntam a Junior Cardoso (PRD), que já havia assumido uma cadeira na Alesc no mês passado, no lugar de Delegado Egídio (PL), que renunciou em 18 de dezembro para assumir a Prefeitura de Blumenau, para a qual foi eleito em outubro do ano passado. Com isso, os três deixam a condição de suplentes e passaram a ser titulares dos mandatos de deputado.
Os dois novos parlamentares já haviam exercido mandato na Alesc como suplentes nesta legislatura. Peixer permaneceu praticamente todo o ano de 2023 e parte de 2024, ocupando a cadeira de deputados do PL que estavam licenciados para exercer cargos no primeiro escalão do governo estadual. Já Brasil assumiu o mandato por 60 dias, entre setembro e novembro do ano passado, durante licença médica do deputado Maurício Eskudlark (PL).
O deputado Júlio Garcia (PSD) já foi definido como o próximo presidente da Alesc, enquanto o deputado Fernando Krelling (MDB) ocupará a 1ª vice-presidência. A deputada Ana Campagnolo (PL) será a 1ª Secretária. Além desses nomes, a composição da Mesa ainda conta com a deputada Paulinha (Podemos), Padre Pedro Baldissera (PT), Oscar Gutz (PL) e Jair Miotto (União), cujas funções ainda não foram definidas.