Agosto Laranja: Apae realiza campanha de conscientização
Através do programa Prevenir são intensificadas as ações realizadas em prol da prevenção de deficiências
A Apae realiza ações durante todo o ano, mas neste mês em especial é trabalhado o Agosto Laranja, onde as ações são voltadas para a prevenção às deficiências. O Agosto Laranja já virou lei em muitos municípios de Santa Catarina, onde se torna obrigatório o trabalho de atividades sobre o tema.
Desde 2012 todas as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais desenvolvem o Programa Prevenir para estruturar e intensificar as atividades. Vanessa Ficagna, psicóloga da Apae de Pinhalzinho, explica o que é o programa.
“Durante toda a nossa história trabalhamos muito sobre a prevenção de deficiências, tanto que o objetivo do Programa Prevenir é focar na conscientização através do repasse de conhecimento para a comunidade sofre formas e métodos de prevenção”, destaca Vanessa.
Em Pinhalzinho a Apae realizou algumas ações, como a implementação de placas em alguns pontos da cidade com dicas de prevenção e laços, com o objetivo de dar visibilidade a população. A psicóloga Francieli Provenci comenta sobre o que foi desenvolvido neste mês.
“Estamos fazendo rodas de conversas, palestras e lançamos um concurso de desenho junto ao 9º ano das escolas de todos os municípios que fazem parte da nossa abrangência. O assunto interessa a todos, pois uma a cada dez pessoas possuem algum tipo de deficiência e diante disso pensamos nos dados da OMS, onde cerca de 70% das deficiências podem ser tratadas com medidas simples, então é necessário fazerem as pessoas pensarem em prevenir”, disse Francieli.
A fonoaudióloga da instituição, Renata Laranjeira, lembra que uma forma de evitar possíveis deficiências é o planejamento de gestação.
“As orientações são feitas para quem já está grávida e também para quem deseja engravidar. É necessário ter alguns cuidados com a saúde, fazer exames, p pré-natal, ter a vacinação em dia, fazer o planejamento intrafamiliar, ter autocuidado, alimentação balanceada, evitar uso de álcool e drogas, porque todo esse planejamento é um cuidado para o bebê. Outra coisa importante é conversar com o feto, pois ali inicia o processo de comunicação”, enaltece Renata.
Na Capital da Amizade a Apae atende alunos do próprio município e também de Saudades, Nova Itaberaba, Nova Erechim, Águas Frias e União do Oeste.