PublicidadeEleições 2024

Arritmias cardíacas podem ser silenciosas e causar morte instantânea

20 anos depois, falecimento de Izquierdo reacende buscas Serginho

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
30/08/2024, 19:20
Atualizado há 15 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Izquierdo cambaleou durante jogo e morreu dias após passar mal (Foto: Divulgação)Izquierdo cambaleou durante jogo e morreu dias após passar mal (Foto: Divulgação)

Na última semana durante partida contra o São Paulo no Morumbis, o zagueiro do Nacional do Uruguai Juan Izquierdo desmaiou em campo e foi levado ao Hospital Israelita Albert Einstein. O primeiro boletim médico informava que o jogador chegou ao local em parada cardíaca e provocada por uma arritmia.

Por meio de manobras de ressuscitação, incluindo procedimento de desfibrilação, equipes médicas conseguiram recuperar os batimentos do atleta. Cinco dias após ser internado em unidade de terapia intensiva (UTI), onde precisou ser sedado e fez uso de ventilação mecânica, Izquierdo não resistiu e morreu.

Em seu último jogo, o zagueiro, de 27 anos, caiu inconsciente no chão aos 39 minutos do segundo tempo, sem que houvesse nenhum tipo de contato com outros jogadores. Nas imagens da partida, é possível ver Izquierdo cambalear por alguns segundos antes de desmaiar. 

O cardiologista Wilton Eckert explica sobre a condição que tirou a vida do jogador. “Para manter o corpo em pleno funcionamento, o coração precisa bater em um determinado ritmo e frequência. Quando estamos em repouso, ele bate de um jeito, mas quando nos movimentamos, o coração acelera para bombear oxigênio e sangue para todos os órgãos do corpo. A arritmia é uma condição médica que ocorre quando um indivíduo começa a sentir uma irregularidade em relação ao ritmo de seus batimentos cardíacos”, conta.

Vinte anos antes da morte do uruguaio, o volante Serginho, do São Caetano, desmaiou durante um jogo no mesmo estádio. O brasileiro também recebeu atendimento médico em campo e foi transportado de ambulância para o hospital, onde acabou morrendo.

Prevenção

Para prevenir arritmias cardíacas, assim como outras doenças do aparelho cardiovascular, é recomendado a adoção de hábitos de vida saudáveis, incluindo:
- alimentação balanceada, rica em verduras, legumes, frutas e cereais;
- moderar e, se possível, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e energéticos;
- cuidar da saúde emocional;
- evitar o sedentarismo por meio da prática regular de atividades físicas, desde que seja feita avaliação cardiológica do indivíduo antes de iniciar uma rotina de exercícios físicos mais intensos;
- consultar periodicamente um cardiologista.

Dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas indicam que a situação pode acometer uma em cada quatro pessoas ao longo da vida e é responsável pela morte súbita de cerca de 300 mil brasileiros todos os anos.

Relacionadas: