VÍDEO! Auriculoterapia tem potencial de diminuir dor e ansiedade

Prática oriunda da medicina chinesa ameniza dores

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
10/12/2024, 13:25
Atualizado há 11 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Terapeuta atua no ramo há mais de 30 anos (Foto: Henrique Paulo Koch)Terapeuta atua no ramo há mais de 30 anos (Foto: Henrique Paulo Koch)

Originária da medicina tradicional chinesa, a auriculoterapia é uma técnica terapêutica que tem ganhado cada vez mais popularidade, especialmente como um complemento eficaz no tratamento de diversas condições físicas e emocionais.

Considerada um ramo da acupuntura, ela se baseia na ideia de que a orelha funciona como um reflexo do corpo, contendo pontos que correspondem a órgãos, vísceras e articulações. Ao estimular esses locais, é possível aliviar dores, tratar doenças e promover o equilíbrio físico e mental.

De acordo com o terapeuta Edjasto Ferreira, é comum o uso de esparadrapos com adesivos especiais, que permanecem fixados à orelha durante o tratamento. Após a aplicação, os pontos auriculares devem ser pressionados pelo menos três vezes ao dia. 

A prática de apertá-los de forma suave e constante auxilia na restauração do equilíbrio energético do corpo, promovendo a harmonização das funções internas e a redução dos sintomas.

"Além de ser uma excelente opção para o alívio de dores crônicas e desconfortos físicos, a terapia também tem sido eficaz no tratamento de distúrbios emocionais como insônia, ansiedade, angústia e até mesmo depressão", comenta Edjasto.

Uma das grandes vantagens do tratamento é sua versatilidade. O tratamento pode ser adaptado para pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos, e não há contraindicações significativas. Isso a torna uma alternativa acessível e segura para quem busca um tratamento natural e sem efeitos colaterais. O método é especialmente indicado para aqueles que não desejam recorrer a medicamentos ou terapias mais invasivas, oferecendo uma abordagem complementar ou preventiva no cuidado com a saúde.

Por ser uma técnica simples, sem grandes riscos e com a possibilidade de aplicação em casa, o método tem atraído a atenção de muitas pessoas que buscam uma maneira mais natural e holística de cuidar de seu corpo e mente. Com a supervisão de um profissional especializado, ela pode ser incorporada ao tratamento de diversas condições, potencializando os resultados e promovendo um bem-estar duradouro. 

Relacionadas:

Ouça ao vivo