Canabidiol poderá ser ofertado gratuitamente pelo SUS
Projeto foi aprovado na comissão de saúde e agora irá para apreciação no plenário
Um projeto tramita na Alesc para a liberação do canabidiol através do SUS. O projeto de iniciativa do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), foi discutida na comissão de saúde e deverá ir a plenário para apreciação dos parlamentares.
O Projeto de Lei 4141/2021, trata do fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol (CBD) pelo governo do Estado para tratamento de pacientes. O relatório parlamentar não limita doenças a serem tratadas com medicamentos à base de cannabis, desde que a prescrição seja baseada em critérios médicos e científicos.
“Há um clamor, uma necessidade urgente de normatização do uso medicinal da cannabis, especialmente do canabidiol. Não podemos restringir e estabelecer um rol de enfermidades que podem ser tratadas. Compete ao médico assistente saber e prescrever o melhor tratamento ao paciente dentro das alternativas existentes nos protocolos médicos, respeitando sempre a relação médico e paciente”, explicou Dr. Vicente.
Integrante da comissão de saúde, o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) enalteceu a importância do repasse deste remédio pelo SUS, já que o mesmo tem alto valor para a aquisição.
O canabidiol é um composto químico da planta Cannabis sativa, no qual ajuda no tratamento de Epilepsia, Esquizofrenia, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Diabetes, Náuseas e vômitos, Transtornos de ansiedade, Distúrbios do sono, Fibromialgia e Transtorno do estresse pós-traumático (TEPT).