Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

HEMOSC faz apelo à população para repor estoques

Com aumento na demanda, Centro de Hematologia alerta para baixa nos estoques de sangue e necessidade de doadores

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
25/03/2025, 13:52
Atualizado há 7 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
HEMOSC chama população para repor estoques de sangue (Foto: Marco Favero/Arquivo/Secom)HEMOSC chama população para repor estoques de sangue (Foto: Marco Favero/Arquivo/Secom)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) está fazendo um chamamento para a doação regular de sangue diante do aumento da demanda e da queda nos estoques. O crescimento no número de procedimentos de saúde levou a um acréscimo de 6% no consumo de sangue entre 2023 e 2024. Nos dois primeiros meses de 2025, a demanda aumentou em 9,7% em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto as doações cresceram apenas 6%.

Atualmente, os tipos sanguíneos A e O, positivo e negativo, estão em níveis reduzidos, tornando essencial a participação da população para reabastecer os bancos de sangue. A diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten, destaca que a doação de sangue é um ato voluntário e fundamental para salvar vidas.

“O sangue não tem substituto, a única fonte é a doação de uma pessoa saudável para quem precisa. Assim, convidamos nossos doadores e quem ainda não é para fazerem esse ato de generosidade e cidadania que salva vidas. Precisamos de um abastecimento contínuo e seguro. Desde o ano passado, os estoques têm oscilado e, para atender às demandas diárias, é necessária a coleta mínima de 600 bolsas de sangue”, explica.

A necessidade de sangue é constante, e apenas com a participação regular da população é possível manter os estoques em níveis adequados. A doação é essencial para salvar vidas, especialmente de pacientes em tratamentos oncológicos, cirurgias, emergências e outras condições médicas.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 kg e em boas condições de saúde. Menores de idade precisam de autorização dos responsáveis. Também é necessário estar descansado, alimentado e portar um documento oficial com foto.

O HEMOSC, órgão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é responsável por 98% da coleta e distribuição de sangue em Santa Catarina. O serviço é gerido pela organização social Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE).

O presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, reforça a importância da solidariedade.

“Um doador pode ajudar até quatro vidas. A doação de sangue é um ato de generosidade que faz a diferença para milhares de pessoas”, afirma.

As doações podem ser agendadas por telefone ou pelo site www.hemosc.org.br, onde estão disponíveis informações sobre os requisitos para doação e os horários de atendimento.

Relacionadas:

Ouça ao vivo