Surto de dengue no Bairro Pioneiro: Autoridades intensificam ações de combate ao Aedes Aegypti
Objetivo da ação é reduzir a população de mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya

O Bairro Pioneiro, em Pinhalzinho, enfrenta um surto de dengue que tem preocupado as autoridades sanitárias. Para combater o avanço da doença, a Vigilância Sanitária, em parceria com a Equipe de Combate à Dengue, realiza uma força-tarefa de ações reduzir a população de mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Segundo Ivanete Althaus, responsável pela Vigilância Sanitária de Pinhalzinho, a situação exige medidas urgentes e eficazes. "São diversas ações sendo realizadas, entre elas a limpeza e a coleta de lixo em terrenos públicos. Estamos focados em eliminar os criadouros do mosquito, que são focos de água parada em locais como recipientes, pneus, garrafas e outros objetos que possam acumular água", afirma a profissional.
Além da limpeza de áreas públicas, a força-tarefa também está realizando visitas domiciliares para orientar os moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito e pedir a colaboração para que todos mantenham seus terrenos limpos.
- Não adianta o agente fazer os procedimentos e o morador não manter esse ambiente limpo. Agora, as pessoas têm a oportunidade de se adequar, em alguns casos temos situações precárias e o morador recebem um termo de responsabilidade. Ele terá um prazo para se adequar ou poderá receber multa da Vigilância Sanitária – alerta.