Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Pinhalzinho dá início à 27ª campanha de vacinação contra a gripe com foco em grupos prioritários

Campanha tem como foco vacinar cerca de 3,3 milhões de catarinenses que fazem parte dos grupos prioritários

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
07/04/2025, 17:17
Atualizado há 17 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Campanha busca reduzir os impactos das síndromes respiratórias agudas durante o outono e inverno (Foto: Divulgação)Campanha busca reduzir os impactos das síndromes respiratórias agudas durante o outono e inverno (Foto: Divulgação)

Começou nesta segunda-feira, 7 de abril, a 27ª Campanha de Vacinação contra a gripe em Santa Catarina. A primeira fase da mobilização é voltada aos grupos prioritários, com o objetivo de proteger os mais vulneráveis contra as complicações da Influenza. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já distribuiu mais de 200 mil doses da vacina trivalente para os municípios, que estarão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde.

A ação tem como meta reduzir os impactos das síndromes respiratórias agudas durante os meses de outono e inverno, quando aumentam os casos de doenças respiratórias. Para isso, o Dia D da campanha — foi agendado para o dia 10 de maio. Após essa data, a vacinação será estendida a toda a população acima de seis meses de idade.

Nesta etapa inicial, a campanha tem como foco cerca de 3,3 milhões de catarinenses que fazem parte dos grupos prioritários. Entre eles estão idosos com mais de 60 anos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades como hipertensão e diabetes.

“Começamos a campanha nesta manhã, sendo que os grupos prioritários se mantêm os mesmos, conforme anos anteriores. Para fazer a vacina é necessário estar com a carteira de vacina, documento CPF e o cartão do SUS. Nosso objetivo é evitar que as pessoas tenham complicações graves da doença ou hospitalizações”, explica a enfermeira Ivani Dewes, responsável pela sala de vacinas.

A Secretaria de Saúde lembra que é necessário fazer o agendamento da vacinação, através do telefone 3366-6665 ou 3366-6664. 

Relacionadas:

Ouça ao vivo