Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Novos casos de dengue e Chikungunya acende alerta em Pinhalzinho

A Vigilância Epidemiológica faz apelo para a população intensificar os cuidados com possíveis criadouros do mosquito

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
11/04/2025, 17:13
Atualizado há 13 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
A orientação é que a população deve intensificar os cuidados para evitar criadouros do mosquito (Foto: Unimed)A orientação é que a população deve intensificar os cuidados para evitar criadouros do mosquito (Foto: Unimed)

A secretaria de saúde de Pinhalzinho divulgou nesta semana um novo boletim com 12 casos novos de dengue, elevando o número total de casos no ano. O bairro com maior número de registros continua sendo o Pioneiro, com 26 casos acumulados. Na sequência aparecem os bairros Divinéia (4 casos), Centro (2 casos) e Santo Antônio (1 caso).

O município também confirmou um caso de Chikungunya, registrado no Loteamento Boa Vista 1. Trata-se de um caso importado, vindo da cidade de Sinop, no Mato Grosso. A secretaria de saúde reforça que o paciente não esteve em Pinhalzinho durante o período de transmissão, o que reduz o risco de propagação local da doença.

A Vigilância Epidemiológica faz um novo apelo à população para que fiquem atentos a sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas, vômitos e fraqueza. Ao apresentar qualquer um desses sinais, é fundamental procurar uma unidade de saúde para avaliação e acompanhamento adequado.

Além disso, a população deve intensificar os cuidados para evitar criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A recomendação é aproveitar o final de semana para fazer a vistoria nos quintais, calhas, vasos de plantas, caixas d'água e demais locais que possam acumular água.

Relacionadas:

Ouça ao vivo