Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Santa Catarina se mobiliza para Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Além da vacina contra a gripe, em grande parte dos municípios, população poderá aproveitar o Dia D para atualizar outras vacinas

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
07/05/2025, 17:18
Atualizado há 1 dia
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Dose disponível na rede pública é a trivalente, protegendo contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil (Foto: Divulgação)Dose disponível na rede pública é a trivalente, protegendo contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil (Foto: Divulgação)

No próximo sábado, 10, será realizado o dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe em Santa Catarina. A ação é uma parceria do Estado com os municípios, ampliando a partir dessa data  a imunização para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que todos os municípios catarinenses abram os postos de vacinação para aplicar a dose da vacina.

“Somos o segundo estado da federação com a maior cobertura vacinal com a gripe, ultrapassando os 20%, e precisamos seguir em frente. Neste dia D, o objetivo é aumentar os índices vacinais, principalmente dos grupos prioritários. As crianças, as gestantes e os idosos são os mais vulneráveis e precisam se proteger para evitar o agravamento da doença. Além disso, com a ampliação da vacinação também queremos imunizar o máximo da população para evitar a circulação do vírus no estado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Além da vacina contra a gripe (influenza), em grande parte dos municípios, a população poderá aproveitar o Dia D para atualizar outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. A SES reforça a importância de levar a carteira de vacinação para conferência e registro das doses. Verifique com o seu município os locais e horários que a vacina estará sendo aplicada.

A vacinação anual é a maneira mais eficaz de se proteger contra as complicações da gripe, especialmente entre crianças, idosos e demais grupos prioritários. A campanha iniciou para essa população, um total de 3,3 milhões de pessoas. A meta é imunizar, ao menos, 90% desse público.

Relacionadas:

Ouça ao vivo