Rádio Centro Oeste

Hemosc celebra 38 anos com aumento nas doações e transfusões de sangue em SC

Instituição responsável por 98% do sangue distribuído no estado registra crescimento de 5% nas transfusões

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
21/07/2025, 00:44
Atualizado há 4 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Hemosc registrou crescimento nas doações e transfusões de sangue em 2024 (Foto: Marco Favero/Arquivo/Secom)Hemosc registrou crescimento nas doações e transfusões de sangue em 2024 (Foto: Marco Favero/Arquivo/Secom)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), completa neste domingo (20), 38 anos de atuação essencial no sistema de saúde catarinense.

Responsável por 98% do sangue coletado e distribuído a hospitais e clínicas, tanto da rede pública quanto privada, o Hemosc viu o número de transfusões crescer 5% em 2024, o dobro do aumento registrado em 2023.

O crescimento foi impulsionado por fatores como a abertura de novos leitos hospitalares, a intensificação dos mutirões de cirurgias e a habilitação de procedimentos de alta complexidade em Santa Catarina.

Mesmo com o aumento da demanda, o Hemosc conseguiu manter o abastecimento regular de sangue em todo o estado e ainda enviou mais de 900 bolsas ao Rio Grande do Sul, em um gesto de solidariedade diante da crise de saúde enfrentada pelo estado vizinho.

A diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, atribui os bons resultados ao engajamento da população e às campanhas constantes de conscientização.

“Esse crescimento nas doações é resultado das campanhas realizadas ao longo dos anos pelo Hemosc, com parcerias e com a solidariedade e altruísmo do povo catarinense”, destaca. Ela reforça, porém, que o desafio continua: “Em 2025, será essencial elevar o número de doações para atender às solicitações de sangue e estamos trabalhando nisso”.

Atualmente, o Hemosc conta com sete hemocentros distribuídos pelas principais cidades catarinenses, como Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville e Lages, alé de unidades de coleta em Jaraguá do Sul e Tubarão.

As doações devem ser agendadas previamente pelo site www.hemosc.org.br, onde também estão disponíveis os requisitos para doação, telefones e horários de atendimento.

Relacionadas:

Ouça ao vivo