
Um foragido da Justiça foi preso pela Polícia Militar de Santa Catarina graças a uma tecnologia de reconhecimento facial, reforçando o uso de ferramentas digitais no combate ao crime no estado. O homem de 42 anos, com mandado de prisão em aberto por roubo, exploração de jogo de azar e porte ilegal de arma, foi identificado enquanto circulava no Litoral catarinense por uma câmera integrada ao sistema oficial da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Ao ser captado, o sistema consultou automaticamente o banco de dados de faces de pessoas com restrições judiciais e enviou um alerta à central de videomonitoramento, que acionou uma guarnição da Polícia Militar.
A tecnologia se tornou uma ferramenta estratégica na segurança pública em Santa Catarina, com equipamentos instalados em pontos de grande circulação e integradas ao banco de imagens oficial de pessoas com mandados de prisão ou outras pendências.
Segundo o secretário Flávio Graff, a ferramenta representa um avanço significativo no trabalho das forças policiais e será ampliada para atuar em todas as regiões do estado.



