
Há um século, Santa Catarina iniciava a construção de uma das instituições mais reconhecidas pela população do Estado. Nesta sexta-feira (25), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) celebrou os 100 anos de sua história em uma solenidade que reuniu passado, presente e futuro da corporação.
Realizado na véspera da data oficial do centenário, o evento marcou simbolicamente a entrada do CBMSC em seu segundo século de existência. A cerimônia reuniu bombeiros militares da ativa, veteranos, familiares, autoridades e representantes de diferentes gerações que ajudaram a construir a trajetória da instituição.
O momento foi marcado por homenagens àqueles que fizeram parte dessa história. Entre os atos da solenidade esteve a inauguração do novo estandarte do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e a homenagem ao 2º Tenente Waldemiro Ferraz de Jesus, primeiro comandante da corporação. A Medalha do Centenário foi entregue, in memoriam, a quatro gerações de descendentes do pioneiro.
A cerimônia também reconheceu os 100 bombeiros militares mais antigos ainda vivos no Estado, além dos ex-comandantes-gerais. A homenagem simbolizou o reconhecimento à experiência e à dedicação de diferentes gerações que ajudaram a consolidar o Corpo de Bombeiros como uma instituição presente em momentos decisivos para a sociedade catarinense.
O centenário também foi marcado por um feito histórico para o futuro da corporação. A solenidade contou com a formatura da primeira turma de praças temporários da história do CBMSC. Ao todo, 653 novos profissionais concluíram a formação e passaram a estar à disposição da população de Santa Catarina.
Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Fabiano de Souza, a combinação entre as homenagens aos veteranos e a chegada dos novos profissionais tornou a celebração ainda mais significativa.
“São 653 novos profissionais à disposição da sociedade catarinense. Eu acredito que, assim como eu, vendo o semblante de inúmeros bombeiros militares da ativa e os nossos veteranos, vamos ter um momento emocionante, reverenciando aqueles que fizeram parte da nossa história. Tenho certeza de que todos eles estão orgulhosos de como o bombeiro chega nesse primeiro centenário”, afirmou.
A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, também participou da solenidade e destacou a atuação dos bombeiros na proteção da população.
“É com muito orgulho que nós estamos aqui hoje nessa solenidade para prestigiar homens e mulheres que colocam a sua vida em risco para salvar outras vidas”, afirmou.
A celebração dos 100 anos representou, assim, mais do que uma marca no calendário. Ao reunir os primeiros capítulos da instituição, a experiência dos veteranos, os profissionais que estão atualmente na ativa e a nova geração que chega ao serviço, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina marcou o encerramento de um século de trajetória e o início de uma nova etapa de sua história.