A Polícia Federal apreendeu 613 kg de cocaína em um galpão de uma empresa de exportação de ligas metálicas que, segundo as investigações, era utilizada como fachada para o tráfico internacional de drogas, em Blumenau, no Vale do Itajaí. A ação ocorreu na quarta-feira (3).
O proprietário da empresa foi preso em sua mansão na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Outro suspeito foi detido em flagrante durante a operação. No galpão, os agentes localizaram a droga em um bunker subterrâneo, cuja entrada estava obstruída.
A estrutura precisou ser aberta com o uso de máquinas pesadas, informou a PF. De acordo com a polícia, o local era utilizado para o preparo e armazenamento da cocaína antes do envio para o exterior.
Esquema funcionava há dois anos
As investigações apontam que o esquema operava havia cerca de dois anos. A droga chegava da Bolívia para Santa Catarina, onde era embalada e escondida dentro de blocos de liga metálica produzidos na empresa. Em seguida, o material era enviado em cargas marítimas para a Europa.
Os agentes ainda apuram quais portos brasileiros eram utilizados pela quadrilha, além da rota exata entre a Bolívia e Santa Catarina. O nome da empresa e do proprietário não foi divulgado.