A violência doméstica permanece como uma das principais demandas atendidas pela Polícia Civil de Pinhalzinho. A constatação foi apresentada pelo delegado Éder Matte em entrevista ao programa Radar, nesta quinta-feira (08), ao fazer um balanço dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2025.
Segundo ele, somente no fim do ano passado, duas prisões foram realizadas por descumprimento de medidas protetivas, evidenciando a gravidade e a reincidência desse tipo de crime. O delegado destacou que a situação tem se intensificado nos primeiros dias deste ano. Em apenas dois dias desta semana, seis medidas protetivas foram assinadas, número considerado elevado para um município com cerca de 24 mil habitantes.
“Violência doméstica ainda é um mal que nos incomoda bastante. Os números são muito altos e preocupantes. Só nesta semana, em dois dias, já foram seis medidas protetivas assinadas, o que é bastante para Pinhalzinho”, afirmou Éder Matte.
Conforme Éder Matte, períodos de festas costumam impulsionar os registros de violência, especialmente pelo aumento do consumo de drogas lícitas e ilícitas, o que contribui para conflitos dentro do ambiente familiar.
Além da violência doméstica, os crimes de estelionato também figuram entre as principais ocorrências atendidas pela Polícia Civil no município. De acordo com o delegado, esses dois tipos de crime concentram entre 70% e 80% da demanda policial atual, o que exige atenção constante das autoridades e reforça a necessidade de ações preventivas e de conscientização.
O delegado ressaltou ainda que o enfrentamento da violência doméstica não se limita à atuação policial. Para ele, a redução dos casos depende de mudanças culturais e educacionais, já que muitos episódios estão relacionados à não aceitação do fim de relacionamentos e a comportamentos machistas ainda presentes na sociedade.