A Escola São João Bosco, localizada na Linha Alto Recreio, em Sul Brasil, desenvolveu o projeto “Eu dentro da minha escola”, voltado a ampliar o aprendizado dos estudantes por meio de atividades práticas ligadas ao senso de localização, lateralidade, espacialidade, medidas e quilometragem. A proposta buscou aproximar os conteúdos curriculares do dia a dia das crianças, tornando o processo de ensino mais dinâmico e significativo.
Com a orientação das professoras Diana, Elessandra, Indiamara e Elidiane, os alunos foram incentivados a conhecer melhor o espaço em que vivem. Cada estudante elaborou a planta e a estrutura de sua própria casa, com o apoio da família, em um exercício que resgatou a história do lar e fortaleceu vínculos comunitários. Além de favorecer o aprendizado, a atividade também criou um espaço de construção de memórias afetivas em conjunto com pais e responsáveis.
O projeto prevê ainda a realização de um passeio pela comunidade. Nessa etapa, as crianças deverão observar as linhas que circundam a escola e desenvolver um croqui de suas residências, unindo teoria e prática em um processo educativo contextualizado.
A iniciativa tem se mostrado um caminho para despertar, além do conhecimento acadêmico, valores culturais, sociais e emocionais. De acordo com a professora Diana, uma das coordenadoras da iniciativa, o projeto tem caráter interdisciplinar e envolveu diferentes áreas do conhecimento, além da participação ativa das famílias.
“Foi um trabalho interdisciplinar, que envolveu as turmas do 3º e 5º ano, além das aulas de artes com a professora Indiamara. Os alunos desenvolveram suas casas juntamente com as famílias, reforçando o trabalho em equipe, a cooperação e o sentimento de comunidade. Além disso, foram exploradas habilidades ligadas à localização, tempo, quilometragem e medidas. Para finalizar, vamos realizar um trajeto saindo da escola, passando por todas as casas dos estudantes, cronometrando o tempo, observando as paisagens e, posteriormente, produzindo um croqui do percurso até a escola”, explicou.