SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
15
15ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Sul Brasil

Descarte irregular de objetos em estação de tratamento gera prejuízos em Sul Brasil

Gestores pedem conscientização da população após constatarem prejuízos causados

Felipe EduardoPor Felipe Eduardo
15/04/2025 12:55Atualizado há 5 meses
WhatsappFacebook
Descarte irregular de objetos em estação de tratamento gera prejuízos em Sul Brasil
Prefeito e vice visitaram a estação de tratamento (Foto: Ascom)

O prefeito Vanderlei Gallina e o vice-prefeito Douglas Kwiatikoski, de Sul Brasil, realizaram nesta semana uma visita técnica à estação de tratamento de esgoto do município. Acompanhados pelo servidor responsável, Sr. Raimundo, os gestores puderam verificar de perto o funcionamento da estação e os desafios enfrentados pela equipe de manutenção.

Durante a visita, foi possível constatar um problema recorrente que tem trazido sérios prejuízos técnicos e financeiros: o descarte irregular de objetos na rede de esgoto. Materiais como panos, plásticos, fraldas descartáveis e até utensílios domésticos têm sido encontrados no sistema, provocando entupimentos, sobrecarga e danificando equipamentos essenciais para o tratamento adequado dos resíduos.

Preocupado com os impactos, o prefeito Vanderlei Gallina fez um apelo à população para que evitem tais ações, nas quais só trazem prejuízo ao município.

Publicidade

“Precisamos da colaboração de todos. A rede de esgoto não é lugar de lixo. São inúmeros objetos que não deveriam estar ali e que acabam gerando grandes prejuízos à estação e ao nosso povo. É um pedido de consciência e responsabilidade com a cidade e com o meio ambiente”, enfatizou o mandatário do município.

A administração municipal reforça que continua investindo em melhorias na estrutura do sistema de tratamento, mas a participação da população é fundamental. A correta destinação dos resíduos evita transtornos, preserva os equipamentos públicos e contribui diretamente para a qualidade de vida da comunidade e a proteção do meio ambiente.