
O maior festival de robótica de Santa Catarina começa nesta sexta (28) e segue até 2 de dezembro em Caçador, no SESI do município, com entrada gratuita e programação aberta ao público. O evento reúne competições, oficinas e atrações interativas para todas as idades.
De um lado, a programação coloca em disputa 492 estudantes de 9 a 16 anos das escolas SESI/SC e da rede estadual. As equipes buscam vagas para representar Santa Catarina na etapa nacional de robótica. De outro, o festival oferece experiências ao público, que poderá interagir com os times, conhecer projetos de robôs, visitar a feira cosplay e até se divertir com um robô animador.
O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Gilberto Seleme, destaca que o festival une tecnologia e desenvolvimento humano.
“A robótica abre portas para carreiras na indústria e em outros setores que dependem de inovação. Além das competências técnicas, fortalece o trabalho em equipe, a liderança e a confiança para enfrentar desafios”, afirma.
A competição será dividida em dois núcleos. Na sexta (28) e sábado (29), participam 312 alunos das escolas SESI. Nos dias 1º e 2 de dezembro entram em arena 180 estudantes da rede estadual, de organizações filantrópicas e da Fundação Catarinense de Educação Especial. Os vencedores garantem vaga na etapa nacional.
As provas foram organizadas em quatro categorias. Três delas seguem as regras da FIRST, organização dos Estados Unidos presente em 90 países. A outra é promovida pela Fórmula 1, voltada à criação de mini-carros de alta performance.
Times disputam quatro categorias; os melhores se classificam à etapa nacional (Foto: Divulgação)FLLC - estudantes de 9 a 16 anos constroem e programam robôs de LEGO para cumprir missões, avaliados por desempenho e design.
FTC - jovens do 9º ano ao ensino médio projetam e programam robôs com kits reutilizáveis, em disputas no formato aliança.
FRC - estudantes de 14 a 18 anos criam robôs de até 54 quilos e 1,5 metro para jogos em arena, em desafio próximo da engenharia profissional.
STEM Racing - voltada a alunos de 9 a 19 anos das escolas SESI, desafia equipes a desenvolver mini carros de Fórmula 1 para arrancadas em pista de 24 metros, avaliados também por gestão e marketing.