
Santa Catarina deu um passo estratégico para fortalecer a formação tecnológica da sua população com o lançamento do programa estadual de capacitação em tecnologia e inteligência artificial, o SCTEC. A iniciativa, apresentada nesta segunda-feira (8) pelo governador Jorginho Mello, nasce com o objetivo de preparar os catarinenses para as novas exigências do mercado de trabalho e estimular o uso prático da inteligência artificial no cotidiano profissional e pessoal.
Com investimento de R$22,9 milhões, o programa pretende alcançar mais de 155 mil pessoas ao longo de sua execução. A proposta reúne cursos gratuitos, palestras, jornadas formativas e ações de conexão direta com o setor produtivo. O ato de lançamento contou com a presença de autoridades e representantes das entidades parceiras.
Durante o anúncio, o governador destacou que o estado busca ampliar o acesso às oportunidades criadas pelas novas tecnologias. Segundo ele, investir em formação voltada à inovação é uma forma de fortalecer a economia e garantir que os catarinenses acompanhem as transformações do mercado de trabalho.
“Todo mundo se assusta com a Inteligência Artificial, mas temos que assimilar a inovação, o desafio, o que é novo e isso é a cara de Santa Catarina. Com o SCTEC, o nosso estado dá um passo decisivo ao futuro", disse o governador.
(Foto: Roberto Zacarias/SECOM)Autoridades e lideranças do setor produtivo também ressaltaram que o programa responde a uma demanda crescente da área de tecnologia em Santa Catarina, que apresenta desempenho acima da média nacional, mas ainda enfrenta escassez de profissionais qualificados. A proposta do SCTEC é aproximar a oferta de qualificação das necessidades reais das empresas.
Nesta primeira fase, o programa oferece trilhas de aprendizagem que vão do nível básico ao avançado. A principal é a jornada “Carreira Tech”, voltada a quem pretende construir trajetória na área de tecnologia. O percurso é dividido em quatro etapas, despertar, primeiros passos, profissionalizar e aperfeiçoar. A expectativa é formar 2.100 profissionais, que também terão acesso a mentoria de carreira, inglês voltado para desenvolvedores e participação em feiras de empregabilidade.
Outra opção é a trilha “IA para DEVs”, direcionada a profissionais que já atuam como desenvolvedores e desejam aprender a programar com apoio da inteligência artificial, com oferta de 700 vagas. Para o público em geral, será disponibilizada a trilha “IA na Prática”, com 100 mil vagas, voltada ao uso de ferramentas de inteligência artificial em atividades pessoais e profissionais.
Todas as trilhas são ofertadas de forma online, com aulas ao vivo ou gravadas, e certificação do SENAI, responsável pela execução do programa. O presidente da FIESC, Gilberto Seleme, afirmou que a iniciativa amplia o acesso à formação em áreas estratégicas para a competitividade do estado.
“Estamos abrindo caminhos para que mais catarinenses se qualifiquem em setores decisivos para o futuro da economia. A indústria depende de profissionais preparados para trabalhar com tecnologia e inovação”, afirmou Seleme.
As inscrições seguem abertas até o início de 2026 e devem ser realizadas pelo site sctec.scti.sc.gov.br. Podem participar moradores de Santa Catarina a partir de 14 anos, incluindo iniciantes, pessoas em transição de carreira e profissionais que buscam aperfeiçoamento. As primeiras turmas estão previstas para começar em fevereiro.



