Desafio transforma caminhões em 'máquinas de matar'
Quebra de asa é uma manobra perigosa e que mancha a classe de trabalhadores
Uma brincadeira polêmica tem provocado autoridades de trânsito por todo o país. O nome "quebra de asa" se trata de uma manobra perigosa praticada por alguns caminhoneiros. Ela consiste em jogar o veículo de um lado para o outro nas estradas, onde é possível atingir velocidades mais elevadas.
Quando realizado o gingado no volante, a traseira do caminhão perde o controle e a carga parece que vai tombar, gerando inúmeros riscos. O PRF Adriano Fiamoncini ressalta que os motoristas que realizam a “quebra de asa” podem responder criminalmente.
“A multa é multiplicada em 10 vezes chegando a R$ 2.934 além da suspensão do direito de dirigir e não tem fiança. Caso haja mais de um caminhão fazendo disputa de manobras, a punição aumenta por ser considerado envolvimento em racha, variando de 6 meses a 2 anos de prisão.”, disse.
Os caminhões são pensados para a capacidade de transporte, mas pouco para a realização de movimentos bruscos. Logo, os acidentes que já ocorreram devido a este desafio foram muito catastróficos.