Rádio Centro Oeste

Mais mortes, mais internações: infográfico da SES revela realidade alarmante nas estradas de SC

Óbitos aumentaram 11,6%, saltando de 1.356 para 1.513

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
27/05/2025, 13:42
Atualizado há 1 dia
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Número de acidentes de trânsito aumenta em Santa Catarina (Foto: Divulgação)Número de acidentes de trânsito aumenta em Santa Catarina (Foto: Divulgação)

Neste Maio Amarelo, campanha internacional dedicada à conscientização e à redução da violência viária, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) acende o sinal vermelho sobre um índice alarmante: o aumento da letalidade nas estradas catarinenses.

Por conta disso, está sendo disponibilizado o infográfico ‘Acidentes de Transporte Terrestre: A realidade nas estradas’. Com o tema ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’, a iniciativa destaca a responsabilidade coletiva de transformar comportamentos e salvar vidas.

Dados dos Sistemas de Informação da SES, referentes ao período de 2020 a 2024, revelam uma tendência preocupante, especialmente entre motociclistas, o grupo mais vulnerável.  Apesar de avanços na resposta hospitalar e de uma leve redução nas internações no início de 2025, os números consolidados ao longo dos últimos cinco anos evidenciam que o trânsito catarinense está mais letal. 

Ainda de acordo com o levantamento, as internações hospitalares por sinistros de trânsito como um todo cresceram 31,6% no mesmo intervalo, passando de 6.532 casos em 2020 para 8.594 em 2024. 

Nesse período, os óbitos aumentaram 11,6%, saltando de 1.356 para 1.513. No ano passado, apenas os motociclistas representaram mais de 35% dessas mortes, com 534 vítimas fatais.

O infográfico ‘Acidentes de Transporte Terrestre: A realidade nas estradas’ foi produzido pela Gerência de Análises Epidemiológicas e Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GADNT), da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES/SC.

Relacionadas:

Ouça ao vivo