SC-160... ainda não é o que a gente quer, mas 'tá quase'!

Obra totalmente em concreto chegou a 40%

Henrique Paulo Koch
Por Henrique Paulo Koch
02/07/2024, 14:08
Atualizado há 19 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Pavimento em concreto promete durar (Foto: Daniel Soares)Pavimento em concreto promete durar (Foto: Daniel Soares)

Corredor logístico primordial para o escoamento da produção agrícola do Oeste de Santa Catarina, a SC-160 foi uma das quatro obras contempladas, dentro do Programa Estrada Boa, com a restauração em pavimento rígido e está 40% pronta. Existe também a fase de terceiras pistas. 

A plataforma de concreto em ambos os sentidos está finalizada no trajeto entre Bom Jesus do Oeste e Serra Alta. O material é mais resistente que o asfalto, dando mais durabilidade. A restauração que vai de Pinhalzinho a divisa com Saltinho, tem investimento de R$ 97 milhões.

“Se o tempo colaborar, em mais 30 dias também devemos ter a conclusão total. É uma obra esperada há décadas e que, por determinação do governador Jorginho Mello, é uma das prioridades,” acrescentou o secretário de infraestrutura e mobilidade estadual, Jerry Comper.

Whitetopping

Elaborado à época da Pandemia de Covid-19, o projeto de revitalização conviveu com uma realidade diferenciada. O asfalto “normal”, viu seus preços irem para patamares inéditos, nunca antes vistos.

Diante dessas variações de valores e da análise técnica na elaboração do projeto, percebeu-se que seria mais viável em pavimento rígido, de concreto, também conhecido no meio da engenharia como Whitetopping.

Mudanças nos trechos de Pinhalzinho:

  • Alterado o tipo de revestimento de pavimento rígido para flexível. Ainda, haverá o acréscimo de uma camada de base reciclada (não estava prevista no projeto inicial).
    Reforço de base e sub-base de agregados graúdos (brita graduada e macadame).

 

Relacionadas: