Agricultura de Pinhalzinho contratará máquinas para ajudar cidades gaúchas
Além dos serviços de máquinas, produtores rurais já estão encaminhando carretas com pré-secados aos produtores rurais do RS
No início da tarde desta quarta-feira (15), o prefeito de Pinhalzinho, Mario Afonso Woitexem e o secretário de Desenvolvimento Rural, Honorino Dalapossa, se reuniram com representantes do Conselho Municipal da Agricultura para discutir formas de ajudar cidades gaúchas atingidas pelas enchentes.
Conforme Dalapossa, após conversas com os produtores rurais, ficou definido que o Executivo contratará máquinas terceirizadas para ajudar na limpeza e recuperação das cidades. O dinheiro para pagar as horas máquinas será através do setor da agricultura do município.
“O conselho decidiu que podemos contratar uma empresa de máquinas terceirizada para ajudar na recuperação destas cidades. Ainda não sabemos se vamos mandar uma ou duas máquinas. Tudo isso, será decidido após o plano de trabalho que vamos discutir com a cidade aonde vai às máquinas. Pinhalzinho é parceiro das cidades gaúchas e vamos continuar apoiando, com a contratação de serviços terceirizados para ajudar na recuperação. O conselho apoiou a decisão e assim ficou combinado. Precisamos entender que se tirarmos máquinas daqui ela fará falta, por isso decidimos contratar em nome do nosso município e do conselho”, explica.
Além desta ação, Honorino contou que produtores rurais do Oeste se reuniram e encaminharam uma carreta com pré-secados para os agricultores do Rio Grande do Sul, onde estão sem pastagens para tratar os rebanhos de bovinos, equinos e outras espécies. Segundo o secretário, em breve mais doações devem ser feitas e levadas ao Rio Grande do Sul.
"Precisamos agradecer muito a todos os agricultores da nossa região, onde já foram enviados dois caminhões de pré-secados aos produtores gaúchos. Mesmo enfrentando a crise do leite a mais de um ano, estão estendo a mão ao povo do Rio Grande do Sul que perderam tudo. Uma iniciativa tomada por eles e nos apoiamos com os caminhões para recolher esses alimentos, que são levados até o parque do Itaipu Rural Show. Já foram encaminhados mais de 120 volumes para alimentar os animais pelo menos por um período", conta.