
O programa Estação Rural da RCO no último sábado (14) destacou os avanços na suinocultura e o papel da tecnologia genética para aumentar a eficiência das granjas. Durante a edição, o tema central foi o processo de produção de matrizes suínas de alta performance utilizadas nas propriedades da região.
Para explicar como funciona esse sistema, o programa conversou com Rafael Zamignan e Ronaldo Schmidt, da Cooper Itaipu. Eles detalharam o funcionamento da Unidade de Produção de Leitões (UPL) Multiplicadora, estrutura responsável por produzir matrizes destinadas às granjas comerciais.
De acordo com os especialistas, o modelo utiliza genética dinamarquesa, considerada uma das mais avançadas do mundo na suinocultura. A partir desse processo são produzidas as chamadas porcas F1, que apresentam alto desempenho produtivo e são fundamentais para garantir melhores resultados nas propriedades.
Segundo Zamignan, o sistema começa com linhagens superiores, conhecidas como bisavós e avós, que dão origem às matrizes utilizadas nas granjas. Esse trabalho de seleção genética permite melhorar características produtivas e reprodutivas dos animais.
“O objetivo é garantir eficiência produtiva, com fêmeas que tenham vida útil de cinco a seis partos”, explicou.
O programa Estação Rural vai ao ar todos os sábados, a partir das 6h30, na RCO 100.9 FM, levando informações, tecnologia e experiências que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio regional.







