Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Exportações de frango do Brasil à China são suspensas por 60 dias

Governo brasileiro afirma que carne segue segura para consumo

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
16/05/2025, 19:20
Atualizado há cerca de 17 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
China suspende compra de frango do Brasil por gripe aviária (Foto: Ernesto Rodrigues/AE)China suspende compra de frango do Brasil por gripe aviária (Foto: Ernesto Rodrigues/AE)
PublicidadePublicidade

A China suspendeu nesta sexta-feira (16) as importações de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em aves de criação comercial no país. A decisão foi anunciada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em entrevista à TV Centro América.

Segundo o ministro, a suspensão se dá porque o país asiático ainda não adotou o protocolo de regionalização seguido por outras nações, que restringe o comércio apenas nas áreas afetadas pelo surto.

“O sistema brasileiro é tão robusto, tão confiável, que vários países passaram a trocar o protocolo sabendo que o Brasil sabe fazer a contenção. Então, a restrição comercial fica na região do foco. E alguns países não mudaram o protocolo, que é o caso da China. A partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileiro”, declarou Fávaro.

O foco da gripe aviária foi identificado em uma granja no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) ressaltou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos, e que os produtos inspecionados seguem seguros para consumo humano. O risco de infecção é considerado baixo e geralmente se restringe a pessoas com contato direto com aves contaminadas.

Ainda de acordo com o ministério, medidas emergenciais de contenção e erradicação já foram acionadas, conforme o Plano Nacional de Contingência. O objetivo é eliminar o foco da doença, preservar a capacidade produtiva e garantir o abastecimento e a segurança alimentar no país.

O governo brasileiro informou também que o caso foi comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, aos parceiros comerciais e à cadeia produtiva. O Serviço Veterinário Oficial está preparado para lidar com a situação, com ações que incluem vigilância em granjas, monitoramento de aves silvestres, capacitação técnica e fiscalização de fronteiras.

“O Brasil conseguiu postergar a entrada da gripe aviária na avicultura comercial por quase 20 anos graças a medidas eficazes de prevenção”, destacou o MAPA.

Relacionadas:

Ouça ao vivo