PublicidadeEleições 2024

Fome severa cai 85% no Brasil em 2023, aponta relatório da ONU

Em números absolutos, 14,7 milhões deixaram de passar fome no país

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
24/07/2024, 18:36
Atualizado há 2 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
A insegurança alimentar severa é quando a pessoa está de fato sem acesso a alimentos (Foto: Estevam Costa/PR)A insegurança alimentar severa é quando a pessoa está de fato sem acesso a alimentos (Foto: Estevam Costa/PR)

A edição 2024 do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial (SOFI 2024), divulgada nesta quarta-feira (24/7), no Rio de Janeiro, mostra que a insegurança alimentar severa caiu 85% no Brasil em 2023.

Em números absolutos, 14,7 milhões deixaram de passar fome no país. A insegurança alimentar severa, que afligia 17,2 milhões de brasileiros em 2022, caiu para 2,5 milhões. Percentualmente, a queda foi de 8% para 1,2% da população.

Os dados da ONU, que utiliza metodologia diferente (leia mais abaixo), confirmam resultados apontados recentemente pelo IBGE, que indicam que mais de 24 milhões de brasileiros saíram da condição de fome entre 2022 e 2023.

“Os dados das Nações Unidas indicam que estamos no caminho certo. Em apenas um ano de governo, reduzimos a insegurança alimentar severa em 85%. Tiramos 14,7 milhões de brasileiros e brasileiras dessa condição”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias

Segundo a metodologia da FAO, a insegurança alimentar severa é quando a pessoa está de fato sem acesso a alimentos, e passa um dia inteiro ou mais sem comer. Representa a fome concreta que, se mantida regularmente, leva a prejuízos graves à saúde física e mental, sobretudo na primeira infância, no desenvolvimento e na formação cognitiva

Relacionadas: