A despedida do inverno e a chegada da primavera será na próxima segunda-feira (22), e deve ser marcada pela instabilidade climática, que já neste neste sábado (20) trouxe um forte temporal que atingiu a região de Barra Bonita, no Extremo-Oeste de Santa Catarina.
O fenômeno, registrado por volta das 19h40, veio acompanhado de granizo, rajadas de vento e deixou um cenário de destruição principalmente em comunidades do interior.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil local, as comunidades de 13 de Maio, Cruz e Souza, Caçador Baixo e Alto Caçador foram as mais afetadas, além de parte do centro da cidade. Entre os estragos, estão casas destelhadas, árvores derrubadas e estradas bloqueadas. Também há relatos de famílias sem energia elétrica e propriedades isoladas pela força da água.
As equipes da Defesa Civil estão mobilizadas desde a noite para atender os moradores atingidos e prestar suporte emergencial. A avaliação dos prejuízos deve ocorrer neste domingo (21).
Logo após o temporal em Barra Bonita, às 20h, a Defesa Civil emitiu um alerta na região de Pinhalzinho para a possibilidade de novos temporais com raios, ventos intensos, granizo e alagamentos nas próximas horas. A recomendação é que a população redobre os cuidados e acione os números 199 ou 193 em caso de emergência.