PublicidadeEleições 2024

Cidades do Brasil tiveram a pior qualidade do ar do mundo neste domingo

Estados do Sul e do Sudeste também sofrem com as queimadas na Amazônia

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
09/09/2024, 17:34
Atualizado há cerca de 1 mês
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Encoberta por fumaça, Porto Velho segue com a pior qualidade do ar do país (Foto: Tiago Frota/Rede Amazônica)Encoberta por fumaça, Porto Velho segue com a pior qualidade do ar do país (Foto: Tiago Frota/Rede Amazônica)

A fumaça das queimadas na Amazônia, Cerrado e Pantanal, vêm poluindo o ar de várias cidades do país. Conforme monitoramento da IQAir, empresa de tecnologia da qualidade do ar, Porto Velho – RO, Rio Branco – AC e São Paulo – SP, foram as três cidades com maior nível de poluição no mundo, neste domingo, dia 8. 

Os estados do Sul e do Sudeste também sofrem com as queimadas na Amazônia, eles vêm recebendo a fumaça dos incêndios. 

Porto Velho está com índice de qualidade do ar 210, o que é considerado "muito insalubre". A empresa utiliza uma métrica que considera os seis poluentes principais da atmosfera, como partículas finas e monóxido de carbono. Os valores são padronizados pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) e varia de 0 a 500.

Em Santa Catarina a semana começou com a presença da fumaça e com muito calor. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20% pelo menos até a próxima quinta-feira (12). Segundo a Epagri/Ciram, a onde de calor deve elevar as temperaturas até os 36°C no Oeste. 

A Defesa Civil recomenda:

➡️ Evite atividades físicas.
➡️ Ingira bastante líquido, frutas e vegetais, mantendo-se hidratado.
➡️ Limpe os olhos com algodão e água esterilizados para evitar problemas oculares.
➡️ Umedeça o ambiente, deixando vasilhas com água, toalhas ou roupas úmidas em alguns cômodos.

Relacionadas: