A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou nesta sexta-feira (20) um alerta para a ocorrência de temporais com chuva volumosa e rajadas intensas de vento entre esta sexta e a madrugada de sábado (21). A condição climática adversa é provocada pela formação de um ciclone na região entre o continente e o oceano, associado à passagem de uma frente fria e a instabilidades em vários níveis da atmosfera.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em áreas de Santa Catarina e também do Paraná.
Conforme a Defesa Civil, o dia já começou com tempo instável no Meio-Oeste e no Litoral Sul. Ao longo das horas, as áreas de chuva avançam para outras regiões do Estado. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, os temporais devem ser acompanhados por precipitação intensa e fortes rajadas de vento.
Nessas regiões, o risco é considerado alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores, além de danos à rede elétrica. Nas demais áreas catarinenses, as tempestades tendem a ocorrer de forma mais isolada, mantendo risco moderado para ocorrências associadas ao mau tempo.
No sábado (21), com o deslocamento do sistema de baixa pressão entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina, as instabilidades persistem entre a madrugada e a manhã, principalmente no Litoral Norte e áreas próximas. A previsão indica chuva contínua, com risco moderado a alto para novos pontos de alagamento e enxurradas pontuais, conforme a Defesa Civil estadual.



