Os alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC) se confirmaram e intensos temporais atingiram o Oeste catarinense na noite de sábado (20). Em Barra Bonita, houve o registro da passagem de um tornado, que deixou um rastro de destruição, mas sem feridos.
Imagens de drone divulgadas pela Coordenadoria Regional de São Miguel do Oeste mostram o caminho do fenômeno, com telhados parcialmente destruídos e árvores tombadas. Os danos reforçam a caracterização da tempestade severa, acompanhada de granizo em algumas localidades.
Por determinação do governador Jorginho Mello, equipes do Governo do Estado estão em prontidão para atender à população e prestar assistência humanitária sempre que necessário. Técnicos e agentes da Defesa Civil já estão em campo avaliando os estragos e monitorando a situação nas cidades afetadas.
A Defesa Civil de Santa Catarina vinha emitindo avisos desde o fim da semana, diante da previsão de tempo severo. A equipe de meteorologistas do órgão acompanhou as instabilidades em tempo real e enviou alertas via cellbroadcast à população conforme o avanço das tempestades.
Previsão
O domingo (21) iniciou com temporais intensos no Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, além de registros no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis. Um novo Aviso Especial foi emitido pela Defesa Civil, reforçando os riscos associados à instabilidade.
Entre este domingo e segunda-feira (22), a condição de tempo instável permanece em todo o estado. Os temporais mais severos devem se concentrar no Grande Oeste até o início da noite, avançando depois para o Vale do Itajaí e Norte catarinense.
Durante a madrugada de segunda, os temporais tendem a perder força, mas a chuva segue moderada a forte até o fim da manhã. A partir da tarde, a aproximação de uma massa de ar seco deve favorecer a melhora gradativa do tempo, começando pelo Oeste e avançando em direção ao Leste catarinense.